O grupo das vitaminas do complexo B é divido em 12 tipos diferentes de vitaminas, incluindo a vitamina B6, sobre a qual falaremos hoje aqui no blog da Genera. Você sabia que ela tem a ver até com a regulação do nosso sono e com o nosso humor?
Mas essa não é a sua principal função. Saiba no texto abaixo para que serve a vitamina B6, o que sua deficiência pode causar no nosso organismo, em quais alimentos ela está presente e, ainda, suas relações com a genética.
Quais as principais funções da vitamina B6?
O objetivo primordial dessa vitamina no nosso organismo é a transformação de alguns tipos de alimentos que ingerimos, especificamente os açúcares, as proteínas e as gorduras, em energia para o nosso corpo.
Além disso, ela auxilia no funcionamento adequado do sistema nervoso central, contribuindo para a saúde dos nervos, cérebro, sistema imunológico e, até mesmo, da pele.
Em quais alimentos a Vitamina B6 está presente?
Essa vitamina está presente em uma grande variedade de alimentos, como:
- Ovos
- Peixe
- Amendoim
- Grão-de-bico
- Feijão carioca
- Lentilha
- Espinafre
- Maçã verde
- Cogumelo shimeji
- Avelãs
- Cenoura
- Batata
- Derivados do leite
- Banana
Por ela estar presente em muitas das comidas que ingerimos, uma alimentação equilibrada é capaz de fornecer facilmente as quantidades necessárias de vitamina B6 para o bom funcionamento do organismo.
O que a falta dessa vitamina causa no organismo?
A deficiência de vitamina B6 é considerada rara, uma vez que costumamos ingerir as quantidades necessárias em nossa alimentação diária. Ainda assim, pessoas fumantes, que bebem álcool em excesso, mulheres que fazem uso de anticoncepcionais, gestantes e pessoas com doença celíaca ou diabetes podem apresentar níveis diminuídos de vitamina B6.
A falta desse nutriente no organismo pode causar vermelhidão e descamação da pele, anemia microcítica (na qual as células vermelhas do sangue, responsáveis pelo transporte de oxigênio, apresentam tamanho menor que o normal), depressão, raciocínio lento, convulsões e confusão mental.
Sua deficiência está associada também ao risco aumentado de desenvolver câncer, acidente vascular cerebral, doenças cardiovasculares e doenças inflamatórias, como a doença inflamatória intestinal e a artrite reumatoide.
Podem ser ingeridos suplementos com vitamina B6 no caso da sua deficiência.
Vitamina B6 tem relação com o sono?
Uma boa noite de sono depende de vários fatores, entre eles a alimentação, considerada um dos pilares principais para um sono de qualidade.
A vitamina B6 faz parte da produção de um hormônio ligado ao humor, a serotonina, que é liberado na presença de luz. Esse hormônio é fundamental para que a melatonina, outro hormônio, liberado quando está escuro, seja produzido. A melatonina funciona como um alerta para o corpo diminuir gradativamente o ritmo das atividades e começar a se preparar para dormir.
Por conta desses processos hormonais, a vitamina B6 atua nos padrões de humor e na regulação do sono, sendo essencial para que a pessoa consiga relaxar e descansar.
A genética pode influenciar na deficiência de vitamina B6?
Além dos fatores ambientais, como o tabagismo, o consumo de álcool e o uso de anticoncepcionais, a genética pode ter a ver com a falta de vitamina B6 no corpo.
Algumas variações genéticas no gene chamado ALPL, localizado no cromossomo 1, podem estar associadas à predisposição de um indivíduo a apresentar níveis reduzidos de vitamina B6. Esse gene é responsável por uma enzima envolvida na absorção da vitamina B6 pelas células do intestino e, portanto, alterações na produção dessa enzima influenciam os níveis sanguíneos de vitamina B6.
A partir de testes genéticos é possível descobrir se temos essa variação genética e, com isso, se apresentamos uma predisposição para deficiência de vitamina B6. O Teste de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar da Genera, o mais completo do Brasil e o mais barato da categoria, faz essa análise a partir apenas de uma amostra de saliva coletada em casa.
Com o painel Genera Nutri, disponível nos pacotes Standard e Premium, você pode descobrir as relações da sua alimentação com a genética, sabendo como é o seu armazenamento de gordura, a eficácia de determinadas dietas, sua fome emocional e a deficiência de várias vitaminas.
O teste também inclui características relacionadas ao cuidado com a pele, ao envelhecimento, ao desempenho físico e um mapeamento genético para conhecer a ancestralidade. Além disso, você consegue saber suas predisposições a várias doenças genéticas, como câncer, Alzheimer, Parkinson e infarto.
Saiba o que vem em cada pacote e peça já o seu teste.