Paris é a sede dos Jogos mundiais de 2024. São 45 modalidades de esporte e mais de 200 países que disputarão medalhas na capital francesa. Atletismo, boxe, canoagem, ginástica artística e muitos outros esportes, incluindo a novidade do ano, breaking.
O clima é de torcida pelos 277 atletas brasileiros classificados para disputar os jogos. Mas enquanto esperamos as medalhas, por que não cuidar ainda melhor da nossa própria rotina de exercícios por aqui?
Pensando nisso a Genera está lançando o novo Painel Saúde Esportiva. A novidade exclusiva tem como objetivo te ajudar a desenvolver uma rotina de exercícios mais saudável e assertiva a partir das suas características genéticas.
O que dá para descobrir com o Painel Saúde Esportiva?
Já imaginou descobrir suas predisposições a desenvolver lesões e com isso criar uma rotina de exercícios para preveni-las? Com as informações do Painel Saúde Esportiva você pode isso e muito mais.
Afinal, o Painel Especial Saúde Esportiva foi feito para ajudar a cuidar melhor do seu corpo durante a prática de exercícios. Além disso, conhecer mais sobre suas predisposições genéticas e tendências relacionadas ao desempenho e performance física.
São 8 características disponíveis analisadas a partir do seu DNA:
Deficiência da enzima AMPD
A geração de energia pelos músculos durante a prática de atividades físicas é muito variável entre os indivíduos e está relacionada à ação de uma enzima chamada AMPD, que está presente no músculo esquelético.
Problemas nessa geração de energia podem causar várias limitações e distúrbios musculares, como cãibras, dor muscular e fadiga prematura. Vários fatores podem interferir nisso, como a intensidade da atividade física, alimentação e até mesmo genética.
Desempenho em atividades físicas de aceleração e velocidade
Atividades como corridas, dependem muito da capacidade dos músculos esqueléticos em produzir força em alta velocidade. Esse desempenho é influenciado por fatores ambientais, como composição da dieta e treinamento. Contudo, estudos científicos têm demonstrado que fatores genéticos desempenham um papel importante na performance de cada indivíduo em atividades de aceleração e velocidade.
Desempenho em salto em distância e corrida de velocidade
Exercícios físicos como salto em distância e corrida de velocidade dependem do desempenho em salto em distância e corrida de velocidade. Essas habilidades podem ser influenciadas por vários fatores, como o volume dos músculos da perna, o tipo de fibra muscular presente nesses músculos e a ativação do sistema nervoso central. Mas além disso, também pode ser influenciado por fatores genéticos.
Eficiência da contração muscular em resposta à prática de atividades físicas
A eficiência da contração muscular é o resultado do esforço realizado pelo corpo e da energia gasta na prática de atividades físicas. Essa eficiência avalia o desempenho dos músculos e está relacionada ao bom desempenho em atividades físicas.
Alguns fatores podem influenciar essa eficiência, como o sexo biológico, a alimentação e a prática. No entanto, estudos demonstraram que fatores genéticos também podem influenciar as predisposições.
Lesões de ombro
Lesões nos ombros são comuns. Pancadas e quedas, movimentos repetitivos, lesões anteriores em familiares podem interferir na predisposição. Além disso, estudos demonstraram que fatores genéticos também podem influenciar.
Lesões de tornozelo e joelho
As lesões de tornozelo e joelho são as mais comuns sofridas por praticantes do futebol. Descobertas recentes mostraram que lesões no joelho e no tornozelo têm bastante relação entre si. Isso sugere que ter uma lesão no joelho aumenta a chance de um indivíduo também sofrer uma lesão no tornozelo e vice-versa.
Fatores como mudanças rápidas de direção, aceleração e desaceleração repentinas e sobrecarga de treinos podem influenciar no risco. Além disso, fatores genéticos podem estar envolvidos na predisposição para esse tipo de lesão.
Lesões no ligamento cruzado
Aproximadamente de 30% a 50% das lesões dos tecidos moles musculoesqueléticos relacionadas ao esporte afetam tendões e ligamentos. Essas lesões são resultado de vários aspectos e a sua gravidade mescla fatores genéticos e ambientais.
Redução da pressão arterial em resposta à prática de atividades físicas
A pressão arterial é determinada pelo volume de sangue que entra e sai das artérias e pelo aumento da largura desses vasos sanguíneos.
Aliás, o corpo possui mecanismos próprios para manter essa pressão estável, mas sua regulação é influenciada por vários fatores.
Entre eles a prática de atividade física e a capacidade cardiorrespiratória. Além disso, estudos demonstram que fatores genéticos também influenciam a resposta da pressão arterial após a prática de atividade física.
Ficou curioso para conhecer mais sobre suas tendências se predisposições que podem influenciar sua rotina de exercícios? Garanta agora o seu Painel Saúde Esportiva aqui. Mas se você já fez o seu teste Genera e deseja adquirir apenas o novo Painel, pode garantir seu novo painel clicando aqui.