
A partir do levantamento da Genera sobre a ancestralidade do brasileiro, vamos nos aprofundar nas origens judaicas e do Oriente Médio presentes no nosso DNA?
No DNA brasileiro, 5,5% da ancestralidade mapeada provêm do Oriente Médio. Destes, 69% são originários da região de Magrebe (Marrocos, Argélia e Tunísia). Apesar de localizada no continente africano, a região do Norte da África se assemelha etnicamente e culturalmente das demais nações do Oriente Médio, devido a barreiras geográficas com o restante da África, como o Deserto do Saara, e fluxos de povos árabes nesta região ao longo da História.
As relações históricas entre Península Ibérica e Norte da África
A predominância da sub-região do Magrebe na população brasileira se deve, principalmente, à similaridade genética e aos fluxos populacionais entre indivíduos do Norte da África e da Península Ibérica e sul da Europa.
Portanto, a expressão dessa ancestralidade no DNA brasileiro, de forma geral, se dá principalmente pela própria ascendência ibérica, e não tão especificamente pela migração direta de populações do Oriente Médio ao Brasil.
Os três estados brasileiros que mais possuem essa ancestralidade são:
- Paraíba: 6,61%
- Pernambuco: 6,56%
- Rio Grande do Norte: 6,45%
As origens judaicas do brasileiro
Já em relação à ancestralidade judaica, sua representatividade no DNA brasileiro é de 2,77%. A diáspora judaica durou por milênios, e muitas comunidades foram formadas por todo o planeta.
Leia mais:
| A história dos Judeus Sefarditas no Brasil – Parte I
| A História dos Judeus Sefarditas no Brasil – Parte II
A colonização europeia do Novo Mundo incentivou a chegada de judeus ao continente americano, estimulada também pela perseguição da inquisição católica durante o período. Dessa forma, o Brasil tornou-se um dos principais destinos para povos judeus, principalmente de cristãos-novos, que eram obrigados pela Igreja à conversão forçada ao cristianismo.
Os três estados brasileiros que mais possuem essa ancestralidade são:
- São Paulo: 3,07%
- Rio de Janeiro: 2,99%
- Rio Grande do Norte: 2,66%
Ancestralidade do brasileiro por continente
Leia também sobre como os demais continentes fazem parte da nossa ancestralidade: