
A herança genética é a base para a transmissão de características hereditárias, de forma a influenciar aspectos como aparência, habilidades e saúde. Isso acontece graças ao DNA, que contém todas as informações genéticas necessárias para a formação de um novo organismo.
Contudo, apesar deste ser um tema bastante estudado, muitos mitos ainda cercam o entendimento do público geral sobre o que realmente determina os traços que herdamos dos nossos pais.
Portanto, este artigo busca explorar os principais aspectos da herança genética, a fim de desvendar mitos e destrinchar os conceitos fundamentais sobre o assunto.
O que é herança genética?
Então, afinal, o que é a herança genética? Ela se caracteriza pelo processo através do qual características biológicas são transmitidas dos pais para os filhos através dos genes. Esses genes estão localizados nos cromossomos, que são estruturas presentes no núcleo de cada célula, que abrigam o DNA.
Cada ser humano possui 23 pares de cromossomos, totalizando 46 no conjunto completo. Um desses pares determina o sexo cromossômico, informações sobre características como cor dos olhos, tipo de cabelo, altura e até predisposições para doenças estão espalhadas por todos os cromossomos.
A transmissão ocorre de forma combinada, com metade dos cromossomos vindo do pai e metade da mãe, resultando em uma combinação de uma combinação única de fatores que compõem cada indivíduo.
É interessante saber – nossos pais não dão os cromossomos idênticos aos que receberam! Cada vez que geram um filho, este recebe uma mistura única de cada par que os pais tinham, recebida dos pais, porém diferente deles. Essa é uma das razões que faz cada um de nós únicos.
No entanto, é importante ressaltar que os genes não atuam sozinhos, isso porque fatores ambientais, como alimentação e estilo de vida, influenciam a maneira como estes se expressam.
Tipos de heranças genéticas
Existem diferentes tipos de herança genética, cada um com suas próprias regras de transmissão e expressão. Dessa forma, a herança autossômica dominante ocorre quando um gene de apenas um dos pais é suficiente para manifestar uma característica, como no caso do fator Rh.
Por outro lado, na herança autossômica recessiva, ambos os genitores precisam transmitir a mesma versão do gene para que ele seja expressivo, como ocorre no caso da fibrose cística.
Além disso, a herança ligada ao sexo está associada aos cromossomos sexuais, principalmente o X, sendo mais comum em homens, que possuem somente uma cópia do cromossomo, o que os torna mais suscetíveis a estas doenças.
A herança mitocondrial, por sua vez, é transmitida exclusivamente pela mãe, já que o DNA mitocondrical só é passado através dos óvulos.
Dessa forma, esses diferentes padrões de herança nos permitem entender como traços específicos podem ser comuns em algumas famílias e raros em outros, além de destacarem a importância do estudo genético para a compreensão das doenças e características hereditárias.
Herança genética física
A herança genética física é responsável por determinar traços visíveis que herdamos de nossos pais, como olhos, cabelo e altura. Esses atributos são resultados da interação de vários genes e, alguns casos, da influência de fatores ambientais.
Graças aos avanços da ciência, os testes genéticos têm sido utilizados para entender melhor como essas características são transmitidas e para desvendar aspectos únicos de nossa composição genética.
Olhos
A cor dos olhos é um dos traços mais fascinantes da herança genética. Durante muito tempo, acreditava-se que um único gene determinava essa característica.
No entanto, estudos mais recentes mostram que a cor dos olhos é controlada por múltiplos genes, sendo os mais importantes OCA2 e HERC2. Eles influenciam a quantidade de melanina presente na íris, o que resulta em tons que variam do azul ao marrom.
Cabelo
O tipo e a cor do cabelo também são determinados pelos genes, como o MC1R, que possui um papel importante na determinação de tons mais claros ou avermelhados, enquanto outros genes influenciam a textura dos fios: lisos, ondulados ou cacheados.
Além disso, fatores como a idade e o ambiente podem modificar a aparência do cabelo ao longo do tempo. Por meio de testes genéticos, é possível identificar predisposições a certos tipos de cabelo ou mesmo tendências à calvície,
Altura
A altura é um dos traços físicos mais complexos, influenciado por centenas de genes que afetam o crescimento ósseo e o desenvolvimento. Genes como o HMGA2 têm impacto significativo, mas fatores ambientais, como nutrição e saúde na infância, também desempenham papéis essenciais.
As doenças surgem de heranças genéticas
Conforme supracitado, alguns problemas de saúde surgem de heranças genéticas e existem três tipos principais de doenças genéticas:
- Doenças cromossômicas: ocorrem devido a alterações nos cromossomos, como a ausência ou duplicação de partes deles. Exemplos incluem a Síndrome de Down e a Síndrome de Turner.
- Doenças monogênicas: resultam de mutações em um único gene. Doenças como fibrose cística e anemia falciforme se enquadram nessa categoria.
- Doenças multifatoriais: decorrentes de uma combinação de mutações genéticas e fatores ambientais, como dieta e exposição a substâncias químicas. Diabetes e doenças cardíacas são exemplos comuns.
Conheça os mitos sobre herança genética
A compreensão da hereditariedade é frequentemente cercada por equívocos e, a fim de entender a genética e desmistificar essas questões, a Genera apresenta alguns mitos que cercam este assunto:
- Apenas características físicas são hereditárias: Além de traços físicos, comportamentos e predisposições a certas doenças também podem ser herdados.
- Características hereditárias não mudam ao longo da vida: Fatores ambientais e estilo de vida podem influenciar a expressão de alguns dos genes herdados.
- Genes são os únicos determinantes das características hereditárias: Alterações epigenéticas também desempenham um papel significativo na hereditariedade.
- Herdamos exatamente 50% de cada pai: Embora recebamos metade do DNA de cada progenitor, o DNA mitocondrial é herdado exclusivamente da mãe.
- Mudanças físicas adquiridas são transmitidas aos descendentes: Apenas alterações genéticas e epigenéticas são herdadas, não modificações físicas adquiridas durante a vida.
- Apenas algumas pessoas têm genes que causam doenças: Todos carregamos os mesmos genes. As mutações genéticas é que podem prejudicar a função deles. Além disso, o impacto delas depende de diversos fatores.
- Doenças genéticas sempre se manifestam: Algumas mutações podem nunca resultar em doenças, dependendo de fatores ambientais e de estilo de vida.
- Testes genéticos fornecem diagnósticos definitivos: Os testes preditivos, como o Genera, indicam predisposições, mas não garantem o desenvolvimento de uma condição.
- Se não há histórico familiar, não há risco de doença genética: Mutações podem ocorrer de forma espontânea, mesmo sem histórico de casos na família.
- Intervenções não podem modificar riscos genéticos: Mudanças no estilo de vida podem influenciar a expressão genética e reduzir riscos.
Se você deseja compreender melhor sua saúde, descobrir sua ancestralidade e adotar um estilo de vida mais saudável, um teste genético é o primeiro passo. Com a Genera, você tem acesso a um serviço confiável, baseado em ciência e focado em você.
Agora é o momento de investir em você. Clique aqui para começar sua jornada de autodescoberta com a Genera!
Explore sua genética. Transforme sua saúde. Seja sua melhor versão.
Revisão médica: Gustavo Guida Godinho da Fonseca