Você é mais do rock ou do pop? Ou de nenhum desses e prefere ouvir uma boa MPB? Não importa qual o seu estilo musical favorito, a música traz muitas lembranças e está presente nos melhores momentos das nossas vidas.
Pensando nisso, trazemos uma line-up especial que mistura tudo o que a Genera gosta: história, curiosidades e, claro, música!
Fizemos uma superseleção de alguns grandes nomes da música brasileira e fomos atrás do significado dos seus sobrenomes com a ajuda do historiador e autor Rodrigo Trespach. Quer saber a história e fatos interessantes sobre eles? Vem com a Genera!
| Fique por dentro do Festival de Descontos Genera 2023.
Sobrenome Lee
Em 2023, um dos maiores ícones da música brasileira nos deixou. Rita Lee, a “Rainha do Rock”, foi uma das pioneiras desse gênero musical no Brasil e deixou um grande legado para os artistas atuais.
Nascida em 1947 em São Paulo, Rita Lee é descendente de norte-americanos confederados do Alabama e do Tennessee que se estabeleceram na cidade de Santa Bárbara d’Oeste. O seu sobrenome tem origem na Inglaterra, e surgiu com pessoas que vieram de localidades inglesas chamadas Lee nos condados de Essex, Hampshire, Kent e Buckinghamshire, por exemplo.
A palavra Lee deriva do termo leah, que significa “madeira” ou “clareira” no inglês antigo. Por esta razão, pode indicar também pessoas que moravam no campo.
Há registros desse sobrenome no Brasil desde, pelo menos, o começo do século 19. A partir da segunda metade desse século, diversos imigrantes estadunidenses chegaram ao Brasil após a Guerra Civil Americana.
Sobrenome Buarque de Hollanda
O cantor carioca Chico Buarque de Holanda nasceu no Rio de Janeiro em 1944 e é um dos grandes nomes da música popular brasileira. Seu primeiro sobrenome, Buarque, tem origem provavelmente em Portugal e é um nome de família emblemático no Brasil.
Pesquisadores especulam que ele tenha origem na freguesia portuguesa de Buarcos, em Figueira da Foz. Há registros do século 16 que indicam a presença do sobrenome na ilha da Madeira. Pode ser também que o sobrenome seja a variação de algum nome alemão ou holandês.
O registro mais antigo no Brasil é o do padre Antônio Buarque de Lisboa, que viveu em Alagoas no século 18.
O segundo sobrenome de Chico, Hollanda, também é português e faz referência a um ancestral que morou em terras holandesas.
Sobrenome Sangalo
A baiana Ivete Sangalo é um ícone da música e do carnaval. Com uma carreira consolidada e de muitas conquistas, ela é dona de inúmeros hits que marcaram a vida de muitos brasileiros.
Ivete, nascida em 1972, é neta de imigrante espanhol e o seu sobrenome, apesar de encontrado também na Espanha e em Portugal, é mais frequente na Itália. Sangalo é um nome de família toponímico, ou seja, indica o local de nascimento ou de moradia de um ancestral.
Nesse caso, a localidade seria uma parte do antigo ducado de Milão chamada Sangallo ou San Gallo, onde atualmente é a cidade de St. Gallen, na Suíça. A palavra “Sangalo” é uma homenagem a São Galo, um missionário irlandês que viveu no século 7.
No Brasil, há registros de imigrantes italianos com esse sobrenome desde o século 19, especialmente no Sul e no Sudeste, onde também chegaram estrangeiros com o sobrenome Sangalli.
Sobrenome Maia
Vamos falar agora de outro sobrenome toponímico. É o nome de família de Sebastião Rodrigues Maia, o Tim Maia. Carioca, Tim Maia nasceu em 1942 e transitou por vários estilos musicais durante a sua carreira, como o soul, o funk e o samba.
O seu sobrenome, Maia, é mais comum no Brasil e tem origem na Terra da Maia, uma localidade do norte de Portugal situada entre o rio Douro e o rio Lima. Estudiosos acreditam que a palavra maia venha do termo pré-romano madia, que significa “terra úmida”.
O primeiro a utilizar esse nome de família foi Gonçalo Trastamires da Maia, que viveu no século 11. Já no Brasil, o sobrenome chegou durante o século 17. Outras variações desse sobrenome são Maya e Amaia.
Sobrenome Gonzaga
O Rei do Baião. Nem precisamos dizer o nome para saber de quem estamos falando. Luiz Gonzaga foi um grande cantor e sanfonista pernambucano. Nascido em 1912, contribuiu para a difusão de ritmos como o baião e o xaxado Brasil a fora.
Embora o sobrenome Gonzaga seja comum entre os brasileiros, a sua origem é italiana. É procedente da cidade de Mântua, na Lombardia, sendo o nome de família dos governantes da região entre os séculos 14 e 17.
Há duas principais teorias sobre a origem da palavra “Gonzaga”: a primeira afirma que ela viria do nome próprio latino Verecundus. Outros estudiosos, entretanto, dizem que seria uma variação das palavras gunzu ou gond, termos germânicos que significam “campo verde” ou “batalha”, respectivamente.
Pode também ter origem religiosa, como uma homenagem a São Luís de Gonzaga (em italiano, Luigi Gonzaga). O sobrenome está presente no Brasil desde o período colonial.
Quer saber mais sobre o seu sobrenome?
Ficou curioso para saber a origem do seu sobrenome?
Você também pode descobrir a história do seu nome de família com a Genera! No site Sobre Nomes contamos curiosidades relacionadas aos principais sobrenomes brasileiros e de todas as partes do mundo.