O que vem à sua cabeça quando você escuta a palavra “saúde”? Talvez a primeira coisa – e a definição mais comum – que pensemos tenha a ver com um corpo saudável e livre de doenças. Entretanto, o conceito que a define é muito mais abrangente.
Em julho de 1946, os países-membros das Nações Unidas assinaram a constituição que determinava a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela definiu, logo em seu surgimento, que saúde significaria “um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não somente a mera ausência de doenças”.
Por isso, vários aspectos devem ser levados em consideração para afirmarmos que existe uma saúde plena, incluindo os psicológicos e aqueles ligados à nossa vida em sociedade.
Você sabia, inclusive, que existe um dia dedicado à saúde? Continue lendo e saiba mais sobre a data!
O Dia Mundial da Saúde
Lembra da constituição que foi assinada pela ONU em 1946? Ela entrou em vigor dois anos depois, em 7 de abril de 1948. Essa data marca o início das operações da Organização Mundial da Saúde.
A fundação desse órgão representou um fato histórico para a Organização das Nações Unidas, sendo a primeira vez que todos os países-membros concordaram em apoiar a criação de uma agência da ONU.
Sendo assim, o 7 de abril ficou marcado, desde então, como o Dia Mundial da Saúde. Ele é um momento para refletirmos sobre os ideais da ONU de promover a saúde a todas as pessoas e em todas as partes do mundo e sobre os obstáculos existentes que impedem que as pessoas tenham sua saúde assegurada.
A cada ano, a OMS define um tema específico para o Dia Mundial da Saúde, com o intuito de destacar uma questão importante em nível global. Dentre os já abordados estão o trabalho de enfermeiras e parteiras em 2020, a cobertura universal de saúde em 2019 e a depressão em 2017.
Em 2023, o tema destacado é Saúde para Todos, com a intenção de que todas as pessoas do planeta tenham acesso aos serviços de saúde e maior qualidade e vida. O tema é também uma oportunidade para motivar ações que superem os desafios para o futuro da saúde.
A saúde do futuro
Apesar de o Dia Mundial da Saúde existir desde o final da década de 1940, ainda há muito no que se desenvolver para que todas as pessoas tenham uma vida saudável.
A evolução da tecnologia tem sido um importante aliado no acesso à saúde, oferecendo novas possibilidades, desde estudos clínicos mais sofisticados até tratamentos mais eficazes e acessíveis. A inovação tecnológica tornou mais ágil o diagnóstico de doenças e proporcionou terapias menos invasivas, além de reduzir significativamente os custos dos tratamentos.
A telemedicina é um exemplo disso. Com ela, existe a possibilidade de as pessoas, independentemente de sua localização, terem acesso a profissionais especializados, fazendo consultas à distância, nas quais é possível enviar exames online e até mesmo receber prescrições médicas sem sair de casa. Essa facilidade de acesso ajuda as pessoas a obterem atendimento de qualidade sem precisar se deslocar.
| Conheça o Atendimento Multiprofissional da Genera: você pode agendar um atendimento com profissionais especializados em genética, nutrição, educação física e história para conhecer muito mais a respeito do seu DNA.
A internet também impulsionou a modernização da pesquisa em saúde, facilitando o compartilhamento de informações entre centros de pesquisa e pesquisadores de todo o mundo. Essa colaboração permite que novos conhecimentos sejam descobertos, doenças sejam identificadas e tratamentos mais eficazes sejam desenvolvidos. O resultado é uma melhoria significativa na qualidade de vida das pessoas em todo o mundo.
Outro ponto a ser destacado é o avanço da genética. Atualmente, é possível fazer testes genéticos para descobrir predisposições a doenças apenas com uma amostra simples de saliva e sem ir a um laboratório. Os custos desse tipo de teste diminuíram muito nos últimos anos, o que tem facilitado um melhor entendimento das pessoas sobre a sua própria saúde.
Além disso, muitos desses testes apresentam várias outras características genéticas, como aspectos relacionados ao desempenho físico, aos cuidados com a pele e ao envelhecimento.
Como fazer um teste genético sem sair de casa?
A Genera é uma empresa 100% brasileira que oferece testes genéticos com preços competitivos. Todo o processo é feito sem sair de casa: desde a compra do teste até a devolução das amostras de DNA, que são obtidas a partir da saliva.
Estão disponíveis na Genera três linhas de testes genéticos, cada uma com uma finalidade: o Genera Basic, com o qual é possível descobrir a origem geográfica do DNA e também encontrar parentes espalhados pelo mundo; o Genera Standard, que além dos painéis de ancestralidade, conta com informações relacionadas ao desempenho físico, bem-estar, alimentação e envelhecimento, por exemplo; e o Genera Premium, que contém todo o conteúdo dos outros pacotes e ainda tem como foco descobrir predisposições a doenças genéticas e identificar os medicamentos que se adequam melhor ao organismo.
Conheça mais sobre os pacotes da Genera.