“O futebol está no DNA dos brasileiros”. Essa é uma frase que a gente costuma ouvir com certa frequência, afinal, quase todos os brasileiros têm um time de coração e, não à toa, o Brasil é o único país pentacampeão do mundo.
Mas o que a genética tem a dizer sobre isso? Será mesmo que o brasileiro carrega o “gene do futebol”? Ou, ainda, será que esse gene realmente existe? Para investigar essas questões, a Genera escalou um time bastante especial de craques para discutir se o desempenho no futebol tem ou não a ver com a genética.
Apresentamos a vocês o podcast “DNA Torcedor”. Em uma conversa superdescontraída, o comediante Thiago Ventura (@othiagoventura), que conduz o bate-papo, tenta descobrir quais lances somente o nosso DNA sabe. Os convidados são a apresentadora Alinne Prado (@alinnepradooficial), o influenciador Leo Filomeno (@leofilomeno) e a bioinformata da Genera Ágnis Iohana (@agnisiohana).
“DNA Torcedor” é uma produção da Genera em parceria com CP+B, Ketchum, Ventania e UOL.
Não perca nenhum lance do bate-papo:
Futebol e genética têm a ver?
Não dá para afirmar que as habilidades futebolísticas têm 100% a ver com o nosso DNA, mas diversos fatores podem ser levados em consideração.
Vamos falar da performance atlética, por exemplo. Um dos principais fatores que a influenciam é a genética. Existem pessoas que são geneticamente mais propensas a terem um melhor desempenho em atividades de resistência, enquanto outras performam melhor em exercícios curtos e de explosão.
A força muscular e a capacidade cardiorrespiratória também podem ser em partes determinadas pelo nosso DNA. Alguns genes do nosso corpo indicam se temos predisposição para elas ou não. E essas são apenas algumas das várias características que podemos citar.
Saber essas habilidades sobre nós não nos torna imediatamente ótimos jogadores de futebol, mas pode nos ajudar a pensar nos treinos mais adequados e em quais fatores devemos prestar mais atenção se quisermos nos tornar um.
| Entenda mais sobre o assunto: Como a genética pode te ajudar no futebol?
Quais lances seu DNA sabe?
Descobrir o que está na nossa genética se tornou uma ferramenta importante para os atletas. No bate-papo do “DNA Torcedor”, a bioinformata Ágnis Iohana comentou que muitas equipes de futebol têm recorrido a testes genéticos para saber mais sobre o DNA dos seus jogadores e, com isso, preparar treinos mais certeiros e eficientes.
Além de ajudar os atletas de alto rendimento, os testes genéticos estão chegando cada vez mais a todas as pessoas, possibilitando, assim, o autoconhecimento e cuidados muito maiores com a saúde.
Os participantes do “DNA Torcedor” fizeram o teste genético da Genera, o mais completo do Brasil, e puderam descobrir características sobre seu desempenho físico, sua alimentação, predisposições genéticas e, ainda, sua ancestralidade.
Alinne Prado revelou, por exemplo, que seus ancestrais vieram da região africana da Costa da Mina e Leo Filomeno contou que tem predisposição para ter um desempenho melhor em atividades de resistência. Isso até lhe deu motivação para correr uma maratona. Legal, não é?
O que o seu DNA conta sobre você?
Ficou curioso para saber o que somente o seu DNA sabe sobre você? Você pode descobrir muita coisa sobre a sua genética com o Teste de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar da Genera. Através de diferentes painéis com dezenas de características genéticas, é possível saber sobre seu envelhecimento, performance atlética, deficiência de nutrientes e vitaminas, como cuidar melhor da sua pele e muito mais.
O teste é feito através de uma amostra simples de saliva e, por isso, é bem rápido e indolor. Todo o processo pode ser feito no conforto de casa. Descubra o que vem em cada pacote e peça agora o seu em nosso site.